O que quer dizer «consulta inicial» e o que fica de fora dela
Explicamos em palavras simples o que significa uma consulta inicial neste tipo de trabalho, o que se conversa, o que se leva e porque ainda não é um diagnóstico nem um plano.
Teresa Fonseca · · 6 min de leitura
Uma expressão que parece óbvia e não é
Quando alguém telefona para marcar uma «consulta inicial», é frequente imaginar que já vai sair com uma resposta sobre o que fazer ao imóvel. Na prática, o termo designa uma coisa mais modesta e mais útil: a primeira conversa, em que se percebe o que o proprietário possui, o que pretende e que caminhos vale a pena explorar mais tarde.
Escrevo estas linhas como quem atende o telefone todos os dias. Ouço a expressão dita de muitas maneiras, e a dúvida repete-se: é uma visita, uma avaliação, um orçamento? Não é nenhuma das três. É um encontro de compreensão mútua, presencial ou por telefone, com duração limitada, em que o cliente fala e nós ouvimos, tomamos notas e fazemos perguntas simples.
A palavra «inicial» conta tanto como a palavra «consulta». Marca o ponto de partida de um percurso que pode parar aí, se o proprietário concluir que nada precisa de mudar, ou prosseguir para o diagnóstico de recursos e para as fases seguintes.
O que se trata na conversa
A consulta começa pelo património: que imóveis existem, onde ficam, se estão habitados, se há divisões sem uso, anexos, garagens ou terrenos. Não é preciso trazer números exatos nem plantas; basta saber descrever o que se tem, tal como se descreveria a um familiar de confiança.
Depois passa-se aos objetivos, que são o centro de tudo. Há quem queira um rendimento complementar, quem prefira apenas arrumar melhor a casa, quem pense em ajudar um filho ou um neto, quem tenha receio de burocracia. Cada objetivo leva a perguntas diferentes, e é por isso que não existe um guião igual para todos.
Por fim, falamos das alternativas que merecem ser estudadas: arrendamento, reorganização de espaços, um pequeno projeto, ou manter tudo como está. Nesta fase apenas as nomeamos, sem as comparar em pormenor. A comparação escrita, com custos e limitações, pertence a outro momento do trabalho.
- Descrição dos imóveis e das divisões disponíveis
- Objetivos e prazos que o proprietário tem em mente
- Receios, dúvidas e questões administrativas conhecidas
- Alternativas a estudar em fases posteriores
O que fica de fora, de propósito
Convém dizer com franqueza o que a consulta inicial não faz. Não inclui uma visita técnica ao imóvel, não produz um valor de arrendamento, não compara opções por escrito e não decide nada em nome do cliente. Quem chega à espera de uma sentença sai, por vezes, com a sensação de ter ouvido pouco.
Essa contenção é deliberada. Qualquer resposta dada sem ter visto o estado real das divisões, sem conhecer os custos de manutenção e sem verificar a situação documental seria uma opinião apressada. Preferimos dizer «ainda não sabemos» a avançar um palpite que depois condicione uma decisão importante.
Também não se trata de uma consulta jurídica, fiscal ou de avaliação regulamentada. Quando a conversa toca em assuntos que exigem um profissional dessa área, dizemo-lo com clareza e indicamos que o tema deve ser tratado com quem tem competência para isso.
Como se prepara, sem esforço
Preparar a consulta não exige dossiês. Ajuda ter à mão os endereços aproximados dos imóveis, uma ideia de quem os usa neste momento e, se existir, a caderneta predial ou outro documento que o proprietário já guarde em casa. Se não encontrar nada, a conversa faz-se na mesma.
Sugerimos que pense antes numa pergunta simples: o que gostaria que fosse diferente daqui a um ano? A resposta, mesmo vaga, orienta a conversa melhor do que qualquer folha de cálculo. Quem vem acompanhado por um familiar ou por uma pessoa de confiança costuma sentir-se mais tranquilo, e essa presença é bem-vinda.
Nestas semanas de outono, muitos proprietários aproveitam o regresso à rotina para tratar de assuntos adiados durante o verão. É um bom momento, mas não há calendário certo: a consulta faz sentido quando a curiosidade ou a preocupação já justificam falar do assunto em voz alta.
- Endereços aproximados dos imóveis
- Documentos que já tenha em casa, se os houver
- Uma ideia do que gostaria de mudar
- Perguntas, mesmo que pareçam pequenas
Presencial ou por telefone
Oferecemos as duas modalidades e nenhuma é menos válida. A conversa presencial decorre no nosso escritório em Braga e agrada a quem prefere olhar para os papéis em conjunto e ter um interlocutor à frente. A conversa por telefone serve bem quem vive longe, tem dificuldade em deslocar-se ou simplesmente se sente mais à vontade em casa.
O conteúdo é o mesmo nos dois casos. Muda apenas o formato: ao telefone, pedimos mais pormenores descritivos, porque não podemos ver documentos sobre a mesa; presencialmente, é possível folhear em conjunto o que o cliente trouxe. Em ambos, as notas ficam registadas e o cliente pode pedir um resumo do que foi falado.
O primeiro contacto é feito, em regra, comigo: marco a hora, explico como decorrerá e respondo às dúvidas práticas sobre documentos ou acessos. Quem prefere escrever pode usar o formulário da página de contactos, e respondemos pela mesma via ou por telefone.
Depois da consulta, o que acontece
Terminada a conversa, o proprietário decide com calma. Não há pressão para avançar, nem prazo imposto. Se entender que a consulta já esclareceu o que precisava, o assunto fica por aí. Se quiser continuar, o passo natural é o diagnóstico de recursos, em que o analista observa cada espaço e regista o seu estado, uso e limitações.
É importante que o cliente saiba que cada fase é independente e tem o seu próprio preço, indicado na página de preços. A consulta inicial custa 39 €, e esse valor cobre apenas o tempo de conversa e o registo das notas, não compromete com nenhuma fase seguinte.
Se o tema for mais amplo do que parecia, dizemos também isso: por vezes, a consulta mostra que há questões documentais por resolver antes de qualquer estudo de alternativas, e é mais honesto começar por aí do que fingir que tudo está pronto.
A consulta inicial é, no fundo, uma conversa ordenada. Serve para pôr o património e os objetivos à mesma mesa, perceber o que merece ser estudado e o que pode ficar como está. Não promete resultados nem decide por ninguém, e é essa simplicidade que a torna útil. Quem quiser marcar uma, pode ligar ou escrever-nos; atendemos com calma e explicamos tudo antes de começar.
Outros artigos para ler
-
O que acontece, afinal, numa consulta inicial e o que levar consigo
A pergunta que mais ouvimos ao telefone: o que se passa na primeira conversa? Explicamos o formato, a duração habitual e o que ajuda a preparar antes de vir ou de ligar.
-
Nos bastidores do diagnóstico de recursos: como o trabalho se faz
A consultora principal conta como decorre, passo a passo, um diagnóstico de recursos: a visita, as notas, as conversas com o proprietário e o relatório que fica no fim.
Teresa Fonseca
Apoio administrativo e atendimentoPresta o primeiro contacto, agenda consultas e orienta os clientes nas questões documentais e administrativas.